quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O choro das vídeo locadoras

Com a internet os custos de distribuição simplesmente despencaram. Não dá para reclamar que as locadoras estão fechando só por causa da pirataria.

Se você tem uma locadora de vídeo, sinto muito! Você tem um negócio que de uma maneira ou de outra sairá do mercado, quer seja por causa da pirataria quer seja por outras tecnologias.

Existem quatro coisas que as pessoas odeiam sobre ir alugar filmes:

1- Ter que devolver o filme (pelo menos hoje não é necessário rebobinar).
2- Chegar à locadora e não encontrar o filme desejado e acabar levado um filme de consolação.
3- Ter que ir a locadora para alugar um filme, principalmente quando é sexta-feira, dia de chuva e feriado prolongado.
4- Pressão para assistir logo. Se você não assistir você vai ter que devolvê-lo ou pagar uma multa.

Assim os consumidores estão procurando por novas alternativas.

Se não fosse a pirataria as locadoras iriam morrer assim:

Vídeo On Demmand
Vídeos alugados pela internet através de download sem devolução, sem fila, sem espera pela volta de um filme que já está alugado. Infinitamente mais prático que a locadora. Elimina os três principais motivos pelos quais os consumidores. Existem set top boxes (aquelas caixinhas semelhantes a da TV á cabo) nos EUA em que o usuário liga o aparelho na internet, escolhe pelo controle remoto de um catálogo que faria qualquer locadora morrer de vergonha e selecionar os filmes. Você espera alguns minutos para iniciar o download (dependendo da conexão) e uma vez iniciado você pode começar assistir (o download continua enquanto você assiste). O Windows Media Center já oferece esse recurso aqui no Brasil, mas ainda é limitado.

DVR - Digital Video Recorder
São gravadores de vídeo digital como o Tivo, Sky +, Net HD Max, que tornam o processo de gravação simples e fácil como jamais foi feito pelos videocassetes e gravadores de DVD. Nos EUA Tivo já virou uma palavra do vocabulário e “tivar” um programa é uma atividade corriqueira. Veja o que é um Tivo em http://www.tivo.com/ . O Tivo permite a chamada pausa ao vivo, gravar programas em vários canais simultaneamente e muito mais é inteligente que um vídeo cassete ou gravador de DVD. Você instrui o aparelho e ele fica de olho na grade de programação para gravar aquilo que você gosta. Se você diz que gosta da Série Friends ele pode gravar todos os episódios que passarem em qualquer canal. Mais ainda ele pode gravar filmes e outras séries onde o Joey aparece ou gravar só os episódios inéditos para você. Aliado ao pay per view é uma experiência muito melhor do que a locadora. Ao chegar á noite em casa, você pode ver o que o Tivo “andou gravando” e escolher se você quer ver ou não, apagar o que foi gravado (ele usa um Disco Rígido) e pedir para não gravar mais ou gravar outras coisas. Por exemplo: Grave filmes de ação, mas não os do Steven Segal, grave filmes de suspense que são inéditos e que tenham avaliação de pelo menos três estrelas. Isso é muito melhor que definir hora de início, término e canal.

DVDs one way
É um DVD descartável. Você compra em aeroportos, bancas de jornal, livrarias, e ao abrir ele tem uma camada orgânica que começa a se deteriorar após a abertura. Você pode assisti-lo algumas vezes e depois de um tempo ele para de funcionar. Aí você o joga fora sem ter que devolver para a locadora. Não há fila de espera pelo último lançamento, não há DVD riscado, não requer devolução. Você pode estar em um aeroporto, comprar um para assistir durante a sua viagem em seu notebook e jogá-lo fora ao chegar ao seu destino ou ainda optar por assistir depois no hotel, na volta.

Como fica claro, as locadoras estão condenadas. Essas tecnologias ainda não se espalharam no Brasil por que a pirataria concorre com todas elas. Mas não se engane é por isso que as pessoas preferem um filme com qualidade inferior a ter que sair para devolvê-lo ou não encontrarem o último lançamento. Elas pagam entre 5 e 10 reais por isso no camelô ao invés de pagar entre 5 e 9 reais para alugá-lo legalmente.

Algumas locadoras ainda devem resistir por mais um tempo graças ao nicho do Blu-Ray. Hoje, baixar 50Gb da internet ainda é difícil, mas operadoras como a telfónica já oferecem 30Mbits de velocidade por fibra ótica em regiões nobres de São Paulo. Quanto tempo você acha que vai levar para isso estar amplamente disponível?

Se você tem uma vídeo locadora você vai ficar sem emprego. Ela vai fechar. É inevitável.

Os fabricantes de ferraduras do passado que ficavam reclamando que o seu negócio estava falindo por causa dos carros. Alguém hoje acha de deveríamos voltar a andar de charrete?

A culpa não era dos carros e sim dos ferreiros que deveriam ter aprendido a profissão de lanterneiro, latoeiro ou funileiro (dependendo de que parte do Brasil você é) e não reclamar mais dos carros.


A pirataria é um ponto sem volta. As leis de direitos autorais estão ultrapassadas e vão ter que mudar. A mudança tecnológica não pode voltar atrás! As indústrias de entretenimento e software vão ter que se adaptar. A indústria de distribuição de mídia vai sofrer. Mas não adianta chorar.

38 comentários:

  1. OLha, eu nao preciso mais alugar filmes, posso ficar preso a minha Tv por assinatura, mas sempre quando posso passa em uma locadora, acho que o ir até lá, poder pegar um filme, compra uma coisinha aqui outra ali, essa coisa, torna ainda locadoras vivas, baixar pirata nunca curti e pouco assisti.

    http://opoestadeplutao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. acho que a pirataria pegou as locadoras desprevenidas e principalmente a internet banda larga ter crescido tanto! Muita gente baixa e grava os filmes que querem tudo por computador mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ainda é válido ir a uma locadora. Eu pessoalmente não gosto de assitir a um filme com as cabeças das pessoas passando na frente da tela (a não ser que eu esteja no cinema). O problema é que é praticamente o mesmo preço (ou até mais barato) você comprar um filme pirata ou mais prático e barato fazer um download. Você não tem as inconveniencias citadas acima. Mesmo que não fosse a pirataria o negócio de locação de filmes já estaria morto pelas novas tecnologias. De qualquer maneira. Chorar pelas locadoras não vai salvá-las.

    O mercado vai ter que mudar para se adaptar às novas tecnologias. É essa a verdade.

    ResponderExcluir
  4. A pirataria é uma praga incurável, não tem mais jeito, já se impregnou em nossa cultura.

    http://surupanganews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Atualmente as pessoas estão entendendo melhor tecnologias, LCDs e PLASMAS são vendidas em grande escala, e cada vez mais as pessoas procuram por HD (High Definition). Dessa maneira como foi dito acima pelo criador do tópico, as locadoras sobreviveram pelos Bluerays com certeza, e não sumiram tão cedo como foi dito. Atualmente existem muitas locadores DELIVERYs e aí sim que está a comodidade para o cliente, esta talvez seja uma adaptação que sustentará as locadoras! E não venha me dizer que daqui 1 ano todos terão internet com velocidade de 30mbs que isso não vai acontecer não. Não no Brasil.
    Enfim, na minha opinião as locadoras não sumiram, e sim irão se adptar ao mercado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, gostei do seu comentário. Não acho que as TVs de alta resolução e o blu-ray vão influenciar. Mas, penso que deve acontecer algo semlhante ao que aconteceu com o Super Audio-CD ou o DVD Audio. Foram tecnologias pra elevar a qualidade de áudio, mas ao invés de a maioria das pessoas abraçarem a qualidade, elas preferiram a variedade e a facildade do MP-3. Por isso esses formatos não foram para frente. O grande sucesso do DVD se deu em parte pelo barateamento dos preços dos aparelhos e pela facilidade de leitura de DVDs piratas. Se o blu-ray ficar fácil e barato como é hoje o DVD os aparelhos talvez sejam um sucesso comercial. Hoje os camelôs quase não vendem MP3, porque a maioria tem conexão rápida o suficiente para baixar MP3 diretamente. Os que não têm, copiam dos vizinhos e amigos que têm. A maioria dos vídeos da internet são codificados em qualidade de S-VCD que é menor que a do DVD e também menor para baixar. Milhões de pessoas assistem sem se importar muito com isso. Assim eu acredito que o grande público vai ignorar solenemente o Blu-Ray e as TVs de HD até que o preço dos aparelhos e da mídia baixem. Quando isso acontecer, as pessoas vão baixar vídeos com qualidade de DVD e assisti-los em telas de HD sem se importar muito com a qualidade (já que assim fica bem razoável para assistir). Afinal não é preciso de 5.1 dolby digital e uma TV de Full HD de 50" e um BD para assistir uma comédia romântica. Só os grandes filmes de ação e alguns dramas têm essa necessidade. Ainda assim duvido que uma pessoa morando em uma sala de 12m² vá colocar uma TV dessas com o som no último volume, só para ser xingado pelos vizinhos, enquanto ele assiste Star Wars do hall do elevador, porque sua TV de 50 polegadas é grande demais para assistir do sofá. Percebe? O Blu-Ray deve ficar por muito tempo reservado aos aficcionados, cinéfilos, etc. Quando essas tecnologias ficarem suficientemente baratas, a largura de banda+compressão já deve ser suficiente para a maioria baixar da internet ou comprar de camelôs discos BD à R$5,00. O que vão fazer as locadoras então? O meu ponto é que mesmo sem a pirataria outras tecnologias hoje lícitas como o vídeo on demmand,vão acabar com elas. Sorry, as locadoras já eram. Se você tem uma, venda-a enquanto ela ainda vale algo.

    ResponderExcluir
  7. Vasco Alvarenga Mamede20 de agosto de 2009 às 23:47

    Concordo com o Rodrigo. As locadoras vão se adaptar. Tecnologias, chegam umas, vão as que um dia chegaram e surgem as "novas". Se for do interesse, confirmem empiricamente a situação das classes B, C e D! Mal conseguem comer! Não tem condições de manter (e não comprar. Até porque estas classes compram os piratas, ou melhor, os FALSOS!) o PC e a conexão de banda larga (Apesar de o preço já ter caído sensivelmente).

    Tenho uma locadora, com Lan House, com digitalizações/edições de fitas VHS,VHS-C,16 mm e 8 mm e digitações. MESMO TENDO PC E CONEXÃO BANDA LARGA, AS PESSOAS DESTAS CLASSES PROCURAM AS LAN'S. MOTIVOS: NÃO CONSEGUEM PAGAR A CONEXÃO BANDA LARGA, NÃO CONSEGUE RAPIDAMENTE FAZER UM UP-GRADE DO PC, NÃO CONSEGUEM PAGAR UM ANTI-VÍRUS EFICIENTE, O PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA AUMENTA etc...! A inadimplência nestas classes tem aumentado.

    Para quem tem o hábito e o "saco" de baixar filmes, fiz cálculos de custos para saber quanto custa baixá-los. Em média, baixar um filme fica de 2 a 3 vezes o preço de uma locação (Depende da configuração do PC, da velocidade da conexão de banda larga, do consumo e do preço de KW da energia, da mídia utilizada para gravar (se for o caso)! Geralmente, quem baixa filmes, em sua grande maioria são das classes A e B! TIVO? SKY+?
    ESQUEÇA! Há quase 5 anos, eu tenho um SKY+! CARÍSSIMO PARA QUEM QUER ADQUIRIR! MAS QUEM NÃO QUISER COMPRAR, UMA FORMA DE TÊ-LO É ASSINAR UM DOS CAROS COMBOS DA SKY E TÊ-LO POR COMODATO (SEM CUSTO MENSAL)POR TEMPO LIMITADO! FINDO ESTE TEMPO A SKY COMEÇA A COBRAR! INCLUSIVE O NOVO MODELO COM SAÍDA HDMI PARA IMAGENS EM HD! TIVO E SKY+ PARA CLASSES B, C e D? TÁ!!!

    A maioria das pessoas das classes B, C e D, gostam sim de ir até as locadoras! Nelas, já há algum tempo, encontram-se muitos outros produtos e serviços (Sorveteria, Bombonier, assistir o filme alugado na locadora, recarregar o telefone celular, refrigerantes etc...)

    "A pirataria é um ponto sem volta"

    QUER DIZER QUE TEREI QUE COMPRAR DVD`S, CD`S, ROUPAS, LEITE, REMÉDIOS, LCD`S, PLASMAS, REFRIGERANTES, SET-TOP-BOX (Este existe aos montes, que roubam sinais da SKY, NET e de várias TV'S A CABO PELO BRASIL E DE OUTROS SATÉLITES) FALSOS?

    QUER DIZER QUE COPIAR UM DVD DE UM FILME, ONDE OS AUTORES CRIAM, MOBILIZAM RECURSOS (Dinheiro, pessoas, equipamentos, marketing, tempo etc..) NÃO É CRIME? E O INVESTIMENTO FEITO PELAS EMPRÊSAS PARA PRODUZIREM PRODUTOS LEGALIZADOS? RALO? E OS EMPREGOS GERADOS POR ESTAS EMPRESAS? RALO? E OS IMPOSTOS? O GOVERNO VAI LIBERAR?
    QUER DIZER QUE COPIAR UMA ROUPA DE MARCA, ONDE OS AUTORES CRIAM, MOBILIZAM RECURSOS (Dinheiro, pessoas, equipamentos, marketing, tempo etc..) NÃO É CRIME? E O INVESTIMENTO FEITO PELAS EMPRÊSAS PARA PRODUZIREM PRODUTOS LEGALIZADOS? RALO? E OS EMPREGOS GERADOS POR ESTAS EMPRESAS? RALO? E OS IMPOSTOS? O GOVERNO VAI LIBERAR?

    “As indústrias de entretenimento e software vão ter que se adaptar”:
    Adaptar à pirataria (produtos falsos)? Produzir produtos e serviços de graça? Concorrer com as pessoas que se apossam (plágio) de idéias, projetos e produtos aos quais estas pessoas não tiverem motivação, criatividade, competência e não fizeram pesquisas para produzí-los? Bem, aí é só a indústria fechar! Fechando, será que as pessoas que plageiam irão legalizar os seus produtos falsificados?

    Achar que a pirataria é legal...é comportamento de bandido! (Numa boa, sem ofensas!) Achar que a lei tem que se adaptar ao crime...é comportamento de bandido!(Numa boa, sem ofensas!). Agora, se a sociedade brasileira entender que copiar produtos (gerar produtos falsos) não é crime...QUE SE MUDE A LEI. Nesse caso, as locadoras também passarão a produzir DVD`S e CD`S FALSOS. Se um DVD falso, hoje é vendido em média na faixa de R$ 2,00 a R$ 5,00, a locação poderá ser feita por míseros R$ 0,50, R$ 1,00. GOSTEI DA IDÉIA! SERÁ QUE VAI SER POSSÍVEL MUDAR A LEI DE DIREITOS AUTORAIS PARA QUE NÃO SEJA CONSIDERADO CRIME, COPIAR PRODUTOS E SERVIÇOS? TAÍ UMA FORMA LEGAL DE ACABAR COM A PIRATARIA!

    ResponderExcluir
  8. ACHO QUE TODAS AS VIDEOLOCADORAS DO BRASIL QUE SE SENTEM PREJUDICADOS PELA PIRATARIA,DEVERIAM SE UNIR E COBRAR JUNTAS DAS AUTORIDADES.
    SOU DONO DE UMA EM PORTO ALEGRE E N'AO AGUENTO MAIS COMPRAR UM FILME A 109 REAIS,QUE TODO MUNDO JA VIU A UM MES ANTES PIRATA.
    SE TODOS OS PROPRIETARIOS SE UNIREM EM SUA CIDADE E FAZER BARULHO(PROTESTO) NA FRENTE DA SMIC,PREFEITURA ETC,ACHO QUE IRIA DAR UM RESULTADO POSITIVO PARA NOS.
    MEU IMAIL E.
    MAXMEDEIROS@POP.COM.BR
    MSN.
    MAXMEDEIROS111@HOTMAIL.COM
    QUALQUER IDEIA ME AVISE.

    ResponderExcluir
  9. já era a casa caiu pra vcs, rebanho de ladrão fdp

    ResponderExcluir
  10. Acho que a pirataria deve ser combatida dentro da lei. O que é que os nossos governos e homens da lei estão fazendo para conter esse tipo de negócio sujo e desonesto. Não sou dona de locadora mas gosto muito de ir locar filmes de boa qualidade, isso é cultura e não podemos fechar os olhos para as coisas erradas.
    Se vejo alguem vendendo esse tipo de lixo..denuncio mesmo. Vamos dar uma força para quem trabalha honestamente pessoal.

    ResponderExcluir
  11. Eu também acho que as coisas tem que ser feitas dentro da lei. E acho que o negócio da videolocadora é honesto. Mas o ponto não é esse! O ponto é que esse modelo de negócios não funciona mais. Mais cedo ou mais tarde as locadoras de vídeo como as conhecemos vão deixar de existir. Isso porque as tecnologias iriam matá-las de qualquer maneira. Pode levar até 20 anos para que essas tecnologias estejam competitivas e baratas, mas VAI acontecer. O que a pirataria está fazendo é antecipando uma morte anunciada. O negócio de locação de vídeo está condenado, e reclamar disso é o mesmo que reclamar que poruque as pessoas não usam mais chapéu e os fabricantes de chapéu foram quase todoas a falência, deveria se decretar uma lei obrigando a volta do uso do chapéu. Não adianta a lei VAI ter que expressar o que aconteceu com o mercado e modelos de negócio que permitam a comercialização de vídeos por download a preços extremamente baixos vai ter que ser viabilizada. Talvez os filmes sejam até mesmo distribuidos de graça via download, com pequenas propagandas semelhantes aos logotipos que ficam nos cantos da tela das emissoras, passando durante toda a exibição. Dará certo esse novo modelo de negócios? Não sei. Mas o modelo que conhecemos morreu. Só não foi enterrado ainda.

    ResponderExcluir
  12. "Existem quatro coisas que as pessoas odeiam sobre ir alugar filmes:

    1- Ter que devolver o filme (pelo menos hoje não é necessário rebobinar).
    2- Chegar à locadora e não encontrar o filme desejado e acabar levado um filme de consolação.
    3- Ter que ir a locadora para alugar um filme, principalmente quando é sexta-feira, dia de chuva e feriado prolongado.
    4- Pressão para assistir logo. Se você não assistir você vai ter que devolvê-lo ou pagar uma multa."

    Vamos lá...

    1- Devolver o filme (ou até mesmo buscá-lo) já é passado em muitas Video Locadoras. O Delivery leva na casa, com entrega de refrigerante e pipoca se assim quiser o cliente. Exitem pacotes mensais onde a pessoa só passa na loja pra pagar uma vês por mês (isso quando já não há um site para se cadastrar e fazer pedido on-line).

    2- Geralmente os filmes "desejados" são realmente muito difíceis de serem encontrados, maaaaasss, quem nunca foi aos cinemas e encontrou filas e filas pra ver um blockbuster? Ainda mais em dias de promoção? Não acho que isso seja um problema para ser relacionado, mas tudo bem. Sem contar que as vezes o filme "consolação" indicado pela locadora é melhor que o filme procurado.

    3- Nossa! Então quer dizer que em nome da comodidade ninguém mais sai de casa quando chove? Daqui há dez anos as pessoas usarão andróides como no filme "Substitutos". Não, porque do jeito que você fala, chamar os amigos ou a sua família pra ir até uma locadora escolher um filme bacana pra ver num feriadão é quase uma guerra medieval. Como se a pessoa não tivesse que ir a padaria, ao mercado e etc... E viva o isolamento social!

    4- Ave mãe! Pra quem não sabe, "multa" já nem é mais um termo usado. A pessoa paga, quando muito num superlançamento, a sua relocação. Muitas vezes os prazos flexíveis dados dentro da locadora já previnem os clientes das entregas. Se eu pego 4 filmes super procurados e sei que preciso devolvê-los no dia seguinte e mesmo assim arrisco, existe sim a possibilidade de atraso, mas "passarinho que come padra, sabe o c* que tem".

    São por essas e outras que as VIDEO LOCADORAS não vão sumir do mapa! Podem esperniar os pirateiros, mas isso não vai acontecer. Adaptação sim! Isso será necessário... mas qual ramo do mercado sobrevive se permanecer estático?

    PS: Pra quem não sabe, o ramo de locação é o segundo mais lucrativo para as produtoras, superando vendas e o pay-per-view.

    ResponderExcluir
  13. "1- Devolver o filme (ou até mesmo buscá-lo) já é passado em muitas Video Locadoras."
    Isso só prova o meu ponto. Se devolver o vídeo fosse bom, não existiria o serviço de retirada. Mas o que é ainda melhor do que isso? É não ter que devolver o filme!!! A retirada traz outros inconvenientes, como ter que estar em casa no momento da retirada, ou deixar os filmes com um porteiro ou zelador, que pode gerar confusões do tipo extravio, troca de retiradas, etc. O perfeito e conveniente é a não devolução o que é propiciada pelo pay per view ou pelo vídeo on demmand, ou é claro pela pirataria. Mas eu não estou justificando a pirataria com base nisso só estou dizendo que o sistema de locação é inconveniente para o usuário e que as tecnologias VÃO acabar com ele cedo ou tarde. A pirataria só está antecipando o processo.

    "2- Geralmente os filmes "desejados" são realmente muito difíceis de serem encontrados, maaaaasss"
    Um filme on demmand não teria esse problema. Já o pay per view, ainda segue um esquema de lançamentos "cronometrado", de cinema, locadoras, pay per view, tv a cabo e tv aberta. Se o consumidor tivesse a liberdade de escolher aonde quer ver seu filme favorito e os lançamentos ocorressem simultâneamente nos cinemas e no pay per view... eu não tenho dúvidas do destino das locadoras. O "problema" é que a pirataria corrompe essa lógica. Antigamente os filmes eram lançados nos EUA e às vezes anos depois saiam no mercado brasileiro. Agora ocorrem os lançamentos simultâneos (em alguns casos até antes) justamente para evitar que a pirataria chegue primeiro que os filmes nos cinemas. O mesmo VAI ocorrer com o pay per view e o vídeo on demmand. Para evitar perder renda eles vão lançar juntamente com as locadoras ou talvez até antes. Quem sairia ganhando é o consumidor que poderá escolher onde quer ver seu filme.

    "quem nunca foi aos cinemas e encontrou filas e filas pra ver um blockbuster?"
    Se eu pudesse escolher entre pagar estacionamento, enfrentar filas ou assistir em casa... eu não teria dúvidas. Outras pessoas podem pensar diferente. Mas eu chego a ir ao cinema domingo de manhã para não enfrentar filas.

    "Sem contar que as vezes o filme "consolação" indicado pela locadora é melhor que o filme procurado"
    Ou não. Na verdade, na maioria absoluta das vezes fica o gosto amargo da frustração de não se ter conseguido ver o filme que se queria.

    ResponderExcluir
  14. "3- Nossa! Então quer dizer que em nome da comodidade ninguém mais sai de casa quando chove?"
    Estamos falando de comodidade. Você pode optar por comprar algo pela Internet ou ir ao shopping. Aposto que você já comprou pela internet algo só para poupar tempo de ir pessoalmente ou de ir ao banco, ou fez outras coisas de casa. Você pode deixar de ir a locadora para ir ao parque e a praia e fazer coisas que lhe sejam aprazíveis. Nem sempre ir a locadora é um tédio, ou chato mas pode ser inconveniente. Mais uma vez a tecnologia ou a pirataria oferecem uma alternativa mais fácil. SEMPRE que for inconveniente as pessoas VÃO preferir o mais fácil. Se não fosse verdade, as locadoras não ofereceriam o serviço de delivery. Mas, mais uma vez existem inconvenientes logísticos e mais uma vez as pessoas VÃO optar pelo que for mais cômodo e deixar para gastar seu tempo no parque na praia no restaurante ou no que lhes parecer mais aprazível. Provavelmente várias pessoas talvez ainda achem divertido alugar um filme, mas se for mais fácil, simples e barato... não vão restar muitas locadoras e essas pessoas vão adquirir novos hábitos. Sinto muito se você não quer aceitar os fatos. É só olhar quantas estão fechando por aí.

    "4- Ave mãe! Pra quem não sabe, "multa" já nem é mais um termo usado."
    Multa ou relocação, não importa o nome é uma PENALIDADE ou um CUSTO. Se a pessoa puder não pagar por isso ela vai fazê-lo. Se as locadoras flexibilizam o prazo, vão ter mais freqüentemente o problema de lançamentos difíceis que você mesmo reconheceu que existe. Uma solução temporária para as locadoras seriam os DVDs biodegradáveis (leia no post sobre DVDs One Way. De qualquer maneira isso diminuiria ainda mais o estreito lucro das locadoras, já que no fim elas arcariam com o custo da mídia e da embalagem. E porque comprar um produto de duração limitada se você pode baixar o mesmo filme com duração ilimitada?
    São por essas e outras que as VIDEO LOCADORAS não vão sumir do mapa! Podem esperniar os pirateiros, mas isso não vai acontecer. Adaptação sim! Isso será necessário... mas qual ramo do mercado sobrevive se permanecer estático? O pay per view e o vídeo on demmand no longo prazo VÃO ser muito mais baratos que a locação (isso já ocorre em alguns casos com o pay per view).

    ResponderExcluir
  15. "PS: Pra quem não sabe, o ramo de locação é o segundo mais lucrativo para as produtoras, superando vendas e o pay-per-view."

    PARA AS PRODUTORAS e não para as LOCADORAS. Sim o pay per view lucra muito menos, por causa das datas de lançamento serem deliberadamente defasadas. Também ainda há restrições tecnológicas que limitam o número de títulos. Pesa também que o pay per view, não é tão bom quanto o vídeo on demmand, que você assiste quando quer, quantas vezes quiser, pausa, etc (o DVR vem resolvendo esse problema). É claro que essa tecnolgia ainda tem restrições mas entre 5 e 10 anos ela vai estar mais madura.

    Mas antes disso a pirataria já terá colocado o último prego no caixão das vídeo locadoras.

    Você está tendo uma reação claramente emocional. Eu não desejo o fim do negócio de locação e não tenho raiva das locadoras. Só estou dizendo que o fim é inevitável. O seu comentário, é como uma prece para um defunto. Você não está refutando o ponto, está apenas dizendo... "ahh as locadoras ainda são muito legais, etc. tem gente que gosta da locadora"

    Mas é o mesmo tipo de discurso de um fabricante de máquinas de escrever dizendo algo como "nem todos os formulários vão ser digitais" ou "os governos e repartições públicas precisam as máquinas de escrever"... Mas todo mundo sabe que o destino dessas máquinas é o museu. É claro que ainda existem fabricantes e empresas de manutenção. Mas ninguém em sã consciência acha que esse é um mercado promissor ou em ascensão. Não adianta os fabricantes amaldiçoarem o computador, ou dizerem que as pessoas que fabricam as máquinas vão ficar desempregadas. Ou ainda escritores de livros que afirmam que o processo criativo da máquina de escrever é mais inspirador. Ninguém acredita nisso!

    O fim das máquinas de escrever já estava previsto, quando o primeiro computador pessoal surgiu. Mas levou algumas décadas até que isso se tornasse fato.

    O mesmo ocorre com as locadoras com a diferença que a pirataria só está apressando um processo que a meu ver é inevitável, quer se goste ou não. Pode levar 10 anos ou mais. Mas, VAI acontecer! Na minha opinião, vai ser menos de 10 anos.

    Portanto culpar a pirataria pelo fim das locadoras é perda de tempo. Minha sugestão aos donos de locadora é que mudem de ramo enquanto puderem. Não seja o último a deixar o navio.

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que é engraçado? Você define o "futuro" do videolocador por conclusões próprias. Você até esboça algum conhecimento sobre o mercado, mas está definitivamente enganado com relação ao fim das video locadoras. Existe sim uma tendência - e disso ninguém pode fugir - à comodidade, à conveniência e etc. Mas o profissional que se adaptar, sobrevive. É bom lembrar que existem video locadoras e "video locadoras". A maioria são aventureiras. Até porque o ramo era conhecido como "lucro certo" à alguns anos atrás, e isso mudou. Agora é preciso ser agressivo. É preciso ter visão para sobrevier e isso todo empresário que se prese deve ter, não só os locadores.

    O canal de locação é um meio fantástico de agregação de serviços. O empresário que souber ler a demanda e antecipá-la, vai lucrar e muito com isso.

    VOCÊ vai ao cinemas aos domingos pela manhã, mas 90% da população não vai. Você se frusta por não achar o filme que gostaria na prateleira, enquanto boa parte dos clientes de locadoras saem satisfeitos com o atendimento, fazem contato social, se divertem, aproveitam e levam pra casa algum produto na conveniência. Ou seja, não crie seu mundo, dentro de sua idéia de futuro e coloque todos dentro dele.

    A nossa referência hoje é o mercado Americano que está, no mínimo, 10 anos a frente. Nos EUA o mercado de locações existe e existe muito bem, obrigado! Suponhamos que isso realmente desapareça por lá nos próximos 5 anos. Na pior das hipóteses, os video locadores ainda terão mais 15 anos de vida. Isso porque eu nem estou contando o "boom" do blu-ray que deve acontecer por aqui nos próximos anos.

    As video locadoras não morrerão. :)

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que o cara que gerou essa discussão tem ou teve algum problema com uma locadora, pois tenho uma e não passo por esses tipos de problemas.
    Eu só concordo com um ponto, o valor dos filmes realmente são muito caros e quanto a pirataria, nós tomamos atitudes, quando aparece um vendedor ambulante de filmes piratiados em nossa cidade, pena que aquele número de telefone 0800 do disk pirataria na serve para nada,mais felizmente a policia aqui toma atitudes junto com os comerciantes dessa localidade. e quanto a tecnologia vamos ter que aguardar muito tempo para que as coisas mudem de verdade, ainda mais que hoje esta entrando o blue ray disc, alguem acha que as empresas que investem nesses aparelhos e nessas mídias vão querer perder ou tomar prejuízo. enquanto existirem filmes e midias sempre existirá uma locadora seja da forma que for .

    ResponderExcluir
  18. Resposta ao Leandro Ventura:

    Cara, nem todos aqui moram perto de uma Americanas Blockbuster que geralmente se localizam em capitais, e mesmo morando longe acredito ser inviável pagar motoboy só pra ver um lançamento e não ir na loja para não se contaminar com os outros. Isso é a maior coisa de um Mauricinho que não sai na rua com medo de ser espancado por ladrões ôôôôô cai na real né querido

    ResponderExcluir
  19. Acho que tem um ditado q diz:"Se não pode com o inimigo,junte-se a ele",é minha opinião porque meu olha só o piratas estão vendendo dvd´s piratas cada vez mais perto de locadoras ai complica porque proprios os clientes de video locadora pedem dvd´s para comprar e gostam de comprar.Um dvd original lançamento para video locadora custa em torno de R$100,00 e o pirata até 4 por R$10,00 veja só q absurdo se tem condições de Video locadoras sobreviverem a isto,conheço donos de locadoras q se renderam a pirataria e vendem dvd´s piratas dentro de sua propria locadora e só não faliram por causa disto...é fogo falar quando vc não tem conhecimento sobre a pirataria,é facil para os artistas criticarem e tal mas eles não só vivem de vendas de dvd´s ou cd´s ele fazem shows e tal,mas e os donos de locadoras q só vivem disto de locações de dvd´s e as pessoas querem comprar cada vez mais dvd´s piratas ao inves de loca-los ai é fogo!!!

    ResponderExcluir
  20. conheço tambem pessoas donos de locadoras q sempre denunciaram os vendedores de dvd´s piratas e hoje ou faliram ou venderam sua propria locadora e hoje vendem dvd´s piratas é isto mesmo "o feitiço contra o proprio feiticeiro"falavem mal tinha odio mas hoje são os "proprios"ai é q tá acho qhá uma mafia por tras de dvd´s piratas e não tô nem ai pra combater acho q quem quer comprar compre e acabou,é como as drogas alguem acha q isto vai acabar???a policia apreender uns 20 mil ali ai acham mais 1 milhão ali é fogo os piratas tambem se atualizam como por exemplo o blu ray já tem pirata q faz copias dele...pois é como disseram sobre o vhs q não dava pra piratear ai piratearam,o dvd tambem e com o blu ray não vai ser diferente..

    ResponderExcluir
  21. As locadoras estão indo pro saco sabe por que? 1º o dvd que vc quer nunca está disponível 2º não pode assistir com calma, assistir as pressas para devolver antes que tenha de pagar por mais uma locação, 3º preço, uma locação fica em torno de 3 a 5 reais, um dvd pirata fica em 3 e é seu vc assiste quando e quantas vezes quiser.
    Eu deixei de alugar, baixo pela internet, gravo em pendrive (meu LG lê div x) cabem uns 8 filmes no pendrive, após assistir deleto e baixo outros.
    Claro que se as locadoras mudassem as suas regras, baixassem o preço das locações e no mínimo 2 dias para as devoluções eu continuaria a alugar.

    ResponderExcluir
  22. A realidade é: Ter uma locadora é ser empresario... comerciante...ou idiota... em um Pais que o presidente Assite Filme Pirata oque eu sou ? a policia fiscalisa Locadora mas e o Camelo ou o comerciante que tem esquema ? a distribuidora nao abaixa o filme Mas Eu Nao Consigo Vender Um Filme Original Velho Por 5,oo reais... Cultura, a locadora e um caminho para a cultura do povo, nos confins do Brasil a locadora e um caminho..... pena que idiotas que govenam nao o pais mas para si nao vejam....

    ResponderExcluir
  23. Sem ofensas... Baixar hoje um filme que será lançado aquí no Brasil só em dezembro de 2010 é fato. Um exemplo: O filme Splice já existe em alguns sites de download há mais de 5 meses! Não é necessário, exclusivamente, ter 10 Mb para poder baixar um bom filme(mesmo sendo B.R.). Com apenas 1Mb de conexão consegue-se baixar, em um único dia 5(cinco), ou mais, filmes simultãneamente utilizando-se do Utorrent(como exemplo). Ao meu ver, e ao ver de muitas pessoas, inclusive donos, as locadoras estão com os dias contados, mesmo as que correm risco vendendo filmes piratas. Isso também é fato! Já vem acontecendo a algum tempo.

    ResponderExcluir
  24. Já se falou que com a chegada do video K7 as salas de cinema fechariam...e o que vimos acontecer foi justamente o contrário, a proliferação de salas de cinema cada vez mais equipadas e adaptadas as novas tecnologias (digital e 3D) e muito confortáveis para receber o público que vai "fazer um programa" e não apenas "assistir a um filme".
    Falaram que o CD mataria o LP...e o que vemos hoje são seções inteiras de LP's (gravações antigas e novas) nas principais livrarias especializadas...
    Isto mostra que nem sempre aquilo que se pensa ou prevê acontecerá de fato! O comportamento social frente às novas tecnologias depende de muitos fatores alheios às previsões de tecnólogos.
    Se observarmos bem, a facilidade de acesso a obras musicais através de tecnologias como MP3 e até da própria pirataria (não concordo com esta), leva um número infinitamente maior de pessoas a conhecer essas obras, que por sua vez, aumentaram a quantidade de shows e reedição de obras anteriores. Basta olhar a quantidade de relançamentos e box's de diversos artistas que até bem pouco tempo andavam meio esquecidos da grande massa. A indústria fonográfica chora muito, mas sabe que está crescendo e lucrando mais!!!
    Acredito que as locadoras devem procurar inovar, buscar novas formas de oferecer seus serviços, se adaptar às novas necessidades e desejos dos seus usuários frente às novas tecnologias.
    Quem ficar sentado em cima do modelo tradicional de locação de filmes, certamente estará correndo sérios riscos de ficar com seu negócio ameaçado. Assim como acontece com qualquer setor da economia atualmente.
    Abraço
    P.S. - A tecnologia SACD não fracassou (www.sa-cd.net), ela foi desenvolvida para atender a segmentos específicos, como o de audiófilos. Assim como já podem ser encontrados diversos títulos em BluRay Áudio com foco nesse mesmo público!

    ResponderExcluir
  25. Que mundo maravilhoso. O que um bom trabalho para este post. Muito rico e construtivo ao mesmo tempo. Eu quero dizer um polegar para cima para o criador para manter este site simples. Parabéns, finalmente um site de nível superior. Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  26. As locadora já sumiram a muito tempo.Pelo menos para mim. Minha última visita a uma locadora foi em 2006, depois disso, o acesso a filmes na internet ficou fora de controle tendo acesso a vários títulos inclusive aos lançamentos.

    Como não é crime baixar na internet, curto a comodidade do meu lar.Em algumas horas baixo vários filmes, e alguns em alta definição.

    O verdadeiro culpado da falência das locadoras é a corrupção de nossos governantes e a alta taxas de imposto, fazendo a classe mais pobres buscar o entretenimento mais barato.E como existe mais pobres do que rico no mundo.Os pobres deixando de alugar filmes e comprar originais, o prejuízo é certo.Tanto para as locadoras como para as empresas de filmes.

    ResponderExcluir
  27. Pessoas que baixam filmes ou compram filmes piratas, não são as pessoas que nós donos de locadoras queremos aqui no nosso comercio, essas pessoas não são as que vão comprar um aparelho de blu-ray ou uma TV de alta definição, locadora é pra quem gosta de filmes, ir a locadora é um passa tempo, uma diversão, conversar e encontrar amigos, ver os filmes que chegarão e etc..., se pirataria acabasse com locadora, o cinema também acabaria, já que uma entrada dependendo da cidade que você mora pode chegar a 50,00. Alta qualidade em pirataria não existe e não existirá. pois o blu-ray é impiratiável e se conseguirem copiar ele para uma mídia o valor será em torno de 40,00 o filme pirata, e você encontra nas lojas blu-ray de filmes mais antigos até a 29,00... a pirataria de filmes é que está com os dias contados e não as locadoras, tenho 2 locadoras e estou abrindo outra, tenho ganhos excelentes e não penso de maneira alguma em mudar de ramo, quem fechou, foi por que quis, cliente de locadora é o cliente de cinema, e não o que se agrada com baixa qualidade e assiste filme num pc, estamos felizes e torcemos para que o DVD suma logo do mercado, aliás , já tem data, 2016.

    ResponderExcluir
  28. Talvez exista mesmo um público de Cinéfilos que gostem de ir as locadoras e curtam a qualidade de um Bluray. Mas acredito que não seja o caso da maioria. E hoje é possível baixar um filme com qualidade semelhante a bluray e alta definição e assistir em um pendrive ou hd sem necessidade de gastar uma mídia física. Apesar de poucos terem a largura de banda para isso. Não é algo que vai permanecer assim para sempre. Nos grandes centros já é comum termos pessoas com 10 M bits. Também eu mesmo tenho usado o Now da Net, que me permite ver filmes e locá-los sem sair de casa. Outra coisa são sites como o Netfilmes e o Netflix que permitem assistir filmes online ilimitados legalmente com qualidade HD, ao preço de R$ 19,90 por mês. Com um pouco mais eles levam até 30 filmes em sua casa (discos bluray). Sem uma locadora física! No mínimo o negócio de locação está mudando e vai mudar muito com as novas tenologias. Se você vive afastado dos grandes centros, isso talvez demore muito para se tornar realidade. Mas em São Paulo, Rio e Curitiba, já é fato. O alcance ainda é pequeno, mas por exemplo quem diria que você conseguiria planos de internet móvel ilimitada por menos de R$ 100 por mês, há 5 anos? Agora várias operadoras estão oferecendo isso. Em 5 anos 4G com 10 Mbps talvez esteja a preços acessíveis em várias cidades do Brasil. Em 10 anos 100 Mbps pode ser comum. Você acha mesmo que é sábio investir em locadoras com um futuro assim?

    ResponderExcluir
  29. Estão se esquecendo de apenas um "pequeno" detalhe, se acabar as locações vocês acham que o Estúdios viverão só de bilheteria??? Atores manterão seus salários milionários. Pelo que deu para entender nessa matéria as locadoras devem se aperfeiçoar em pirataria, já que os ferreiros não se aperfeiçoaram em funilaria e "quebraram". A liberdade de expressão é um direito de todos, mas alguns blogueiros deveria tomar cuidado, pois querendo ou não, são formadores de opinião e formar opinião sem conhecimento de causa é um crime moral. Podemos sugerir vários assuntos para discussão, como por exemplo: "As lojas de tênis e roupas de marcas vão acabar, pois a pirataria está tomando conta". Foi a mesma conversa na época do VHS," As locadoras irão falir porque o CD será mais acessível", Podem ter certeza que quando o Blu-ray estiver ao alcance de todos para download, novos meios de proteção ou mídias surgirão, para evitar a proliferação de filmes sem lucros para os Estúdios. Posições protecionista serão tomadas por quem produz filmes, pois se depender de Governo e governantes estamos Fu***. Todos sabem que os verdadeiros chefes da pirataria estão em Brasília, permitindo que ela existe...

    ResponderExcluir
  30. Não é que as locadoras devam se aperfeiçoar na pirataria. A pirataria só está retardando o domínio de novas tecnologias como Netflix, Now, etc. Quando eu escrevi esse artigo o Netflix era irrelevante, hoje já é mais da metade do tráfego total da internet. A pirataria por exemplo, fez como que tecnologias como o Tivo nem estreassem no Brasil. Muita gente hoje está usando o Youtube e torrents para assistir e baixar vídeos.

    A mudança tecnológica é inevitável. As pessoas vão obter seus filmes pela internet. O meio físico não faz mais sentido. Eu tenho um aparelho de bluray, que está pegando poeira não porque eu esteja baixando vídeos piratas, mas porque eu os vejo on demmand.

    Para a maioria dos Brasileiros isso ainda pode parecer um pouco de ficção científica, já que eles mal conseguem uma conexão de banda larga. Mas isso é apenas uma questão de tempo. Lembre-se, 15 anos atrás se pagava cerca de R$ 3.000,00 por uma LINHA TELEFÔNICA de celular e mais o mesmo valor por um aparelho que mal fazia ligações.

    Agora até pessoas humildes já tem smartphones e até mesmo alguns carroceiros tem telefones celulares pré pagos.

    A medida que o problema de infraestrutura for sendo contornado, menos pessoas vão depender de locadoras. E mais pessoas vão obter seus filmes digitalmente seja legalmente ou ilegalmente.

    Nas regiões onde a banda larga ainda é rara, algumas pessoas tem um amigo ou vizinho que baixa os filmes e eles assistem. Nas regiões onde a banda larga é comum, as pessoas usam Netflix ou outros serviços on-demmand.

    Se você quiser ficar com a sua locadora aberta, você pode ficar. Mas não adianta chorar. O gênio já saiu da garrafa. Em 15 anos as locadoras serão mais raras que telefones públicos. Você não deve ficar irritado, mas sim deve reconhecer que a mudança é inevitável.

    E quanto aos mega salários e mega lucros de atores e produtoras. Eles vão manter seus lucros. Ao tirarem locadoras e distribuidoras físicas e locarem os filmes digitalmente, toda a cadeia de distribuição e impostos cai e os lucros vão para os bolsos das produtoras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. TEXTO NOJENTO!!!!!! SÓ LI AS PRIMEIRAS LINHAS E JÁ DETESTEI! BANDO DE NOJENTOS, BURGUESINHOS MEDÍOCRES E FOLGADOS! NADA COMO IR NA LOCADORA E TER O PRAZER DE PROCURAR FILMES, TROCAR IDEIAS COM OUTROS CLIENTES E ATENDENTES, SEMPRE TEM ALGO BOM E DIFERENTE. BLOG QUE FAZAPOLOGIA AO CRIME ESTE AQUI! DEVERIA SER PROIBIDO PELO BLOGSPOT!

    ResponderExcluir
  32. Primeiro você não lê e já não gosta sem entender o argumento. Depois discutir uma lei não é apologia ao crime. O artigo fala de tecnologias que irão tornar a locação de filmes um negócio obsoleto independentemente da pirataria. Por exemplo a Blockbuster em 2010 faliu e foi comprada pela Dish network, e em janeiro desse ano eles estão fechando mais 300 lojas nos EUA. Você pode dizer que é culpa da pirataria. Mas o Netflix passou de 14 milhões de assinantes em 2010 para 36 milhões em abril de 2013. Seu faturamento vem crescendo 8% ao ano.

    Se a pirataria está descontrolada, porque serviços como Netflix, Now, iTunes vem crescendo drasticamente? Afinal qualquer um pode ir no Pirate Bay e baixar os filmes de graça. Porque então o faturamento dessas empresas estaria crescendo enquanto as locadoras estariam falindo?

    Eu fui amigo e tentei avisar. Se você tem uma locadora, já passou da hora de vender ou transformar o seu negócio em outra coisa. A sua fúria só demonstra o quão desesperado você está e o quanto você não está sendo racional com sua argumentação.

    Esse é o choro das videolocadoras!

    ResponderExcluir
  33. Respostas
    1. A matéria original é de 2009. Nessa época o video on demand no Brasil era inexpressivo. Mas no meu post de 2011 eu comento essa tendência. http://piratariaedireitosautorais.blogspot.com.br/2011/05/videolocadoras-game-over.html

      Excluir
  34. É o Fim. A Blockbuster faliu. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,blockbuster-fecha-todas--as-lojas-nos-estados-unidos-,1094004,0.htm

    ResponderExcluir
  35. FODA-SE AS LOCADORAS O NEGOCIO É BAIXAR TUDO NA INTERNET XD

    ResponderExcluir
  36. eu vejo filmes de graça na hora que eu quero tudo atravez da minha internet,,, entao sinto muito as locadoras nao vao durar muito

    ResponderExcluir

Por favor, sem ofensas. Mantenha o nível. Mensagens agressivas vão ser deletadas.

 
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.